Neste Blog continua a escrever-se Português de Portugal.

terça-feira, janeiro 08, 2013

MALABARISMOS

A notícia é do Diário de Aveiro e pode ser lida [aqui].

A Cãmara Minicipal de Estarreja é, de facto, uma caixinha de surpresas no que toca à geração de ideias  para sacar dinheiro aos contribuintes. 
Ainda recentemente colocou umas patéticas lombas (de medidas irregulares)  numa estrada alternativa à passagem pelo centro da cidade, que custarão aos automibilistas qu e por lá passam, um aumento acrescido do desgaste do equipamento de travagem, pneus, embraiagem, suspensão, etc, dos seus veículos.
Imagine-se que agora, nova ideia luminosa surgiu e que faz com que um qualquer cidadão que, ou por falta de estacionamento ou por mera inadvertência, deixe o seu veículo mal estacionado, ou que se atrase um pouco e termine o tempo correspondente ao valor que introduziu no parquímetro, poderá ser brindado com duas coimas: uma aplicada pelas autoridades policiais e outra pela Câmara Municipal!
Pois bem, apesar de o Carnaval por aqui ser todo o ano, não é para todos e o que se aconselha a este respeito é que o cidadão não vá no engodo e procure infromação antes de pagar.
Segundo a Provedoria da Justiça, as Cãmara Municipais não têm autoridade para aplicação de coimas por estacionamento, mas sim e apenas a  Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.
A este respeito há muita coisa publicada na internet, entre as quais [este artigo do Expresso]. Além disso, segundo informação disponível em vários sites, o papelinho deixado no vidro não é válido como auto de contra-ordenação, uma vez só a ANSR a pode emitir.
Seria bom que não se tratassem os munícipes por pacóvios.



Sem comentários: