Neste Blog continua a escrever-se Português de Portugal.

quarta-feira, janeiro 30, 2013

CONTAR-SE-ÃO OS TRAIDORES

Está, finalmente, publicada a lei 11- A / 2013, que põe fim às freguesias de Canelas, Fermelã, Veiros e Beduído (e muitas outras pelo país fora).
Não vou aqui e agora falar do que foi ou não feito para evitar  que o desfecho fosse este. É certo que em mim restará sempre a ideia de que muito mais se poderia ter feito porque este assunto merecia uma oposição muito mais forte  e não tão silenciosa como a que se verificou. Diria mesmo que aqui por Estarreja houve uma semi-oposição...
Mas este atentado ao mais básico pilar da democracia tem responsáveis: o  PSD/CDS, mais concretamente o ministro Miguel Relvas, o secretário de estado Paulo Júlio e todos os deputados da Assembleia da República, destes partidos, que votaram a favor da lei.
E é preciso que se diga que em futuros actos eleitorais que aconteçam aqui nesta, ainda, freguesia de Canelas, cada voto nestes partidos, é um acto de traição para com esta terra e para com todos os que, ao longo dos séculos, contribuiram para a criação da especificidade deste povo, da sua cultura e tradições e que, com orgulho, se identificaram com o nome da terra que os viu nascer.
Da mesma forma que será de esperar o não aparecimento de qualquer candidato destes partidos às próximas elições autárquicas, dando seguimento ao protesto que unanimemente foi, desde a primeira hora, assumido pela Assembleia, Câmara Municipal, Junta e Assembleia de Freguesia. É o mínimo que se pode exigir em nome do respeito por esta terra e pela memória de todos os que, ao longo dos séculos, a foram construindo, bem como os que ousaram assumir os seus destinos, com empenho e dedicação extremos.
Veremos até que ponto há coragem, coerência e verticalidade em honra desta terra.

Sem comentários: