Neste Blog continua a escrever-se Português de Portugal.

sábado, julho 07, 2012

SUGESTÃO DE FIM DE SEMANA

O Parque Temático Molinológico de Ul, Oliveira de Azeméis, aqui a dois passos, costitui uma interessante oportunidade de contacto com um passado ligado à arte da moagem e da transformação dos cereais que foi, durante muitos anos, uma das principais formas de subsistência para as gentes de Ul e arredores.
O Parque é  composto por 15 moinhos, agrupados em 3 núcleos - o da Ponte da Igreja, o da Azevinheira e o do Crasto - impecavelmente recuperados pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, num exemplo inegável de bom gosto e sentido de oportunidade que resultou na recuperação desse passado tão fabuloso quanto árduo.
No primeiro núcleo,  um interessante espaço museológico preserva e honra a história escrita durante cerca de dois séculos, e testemunha a vida dura, rasgada por mãos ásperas que durante décadas souberam  moldar o destino desta gente.
Também neste núcleo  pode assistir-se à moagem e ao fabrico de pão e regueifas em forno a lenha, no total respeito pelos mais puros métodos artesanais, podendo o visitante adquirir estas verdadeiras e raras delícias.
Um bar e um parque de merendas completam a oferta para uma bela tarde onde o passado se funde agradavelmente com o presente.
Um percurso pedestre, de cerca de três quilómetros e de fácil acesso, permite visitar todos os moinhos que fazem parte deste belíssimo Parque.
Como referência para ponto de partida, o largo da igreja de UL (o núcleo principal - o da ponte da igreja - fica a cerca de 200 metros).
E assim fica a sugestão....
Mais informações [aqui].

Sem comentários: