Neste Blog continua a escrever-se Português de Portugal.

terça-feira, dezembro 21, 2010

PRENDA DE NATAL

É já um hábito, em cada ano e por esta altura, trazer aqui o Plano de Actividades da Câmara Municipal de Estarreja que, por coincidência, irá hoje a votos na Assembleia Municipal.
É certo que, infelizmente,  este assunto continua longe da preocupação da quase totalidade de quem por aqui vive, o que só por si, justifica o esfregar de mãos da edilidade que, como já é hábito, para cá atira umas esmolas  suficientes para calar o povo, mas não aqueles que se preocupam com o futuro da sua terra e com o seu desenvolvimento.
Pois bem, uma vez mais, a digníssima Câmara Municipal esteve ao seu melhor nível no que diz respeito a esta freguesia de Canelas. Senão vejamos o quadro [aqui].
Começando por uma breve análise pelas obras previstas e inscritas para 2010, apenas uma está a decorrer: o alargamento da rua da Barroca que já estava nos planos da Câmara de 2009. Todas as outras que lá constam, nada. Já é hábito. Algumas ainda passaram para 2011; outras simplesmente desapareceram do mapa, como se pode ver.
Mas, voltando ao Plano para 2011, segundo o que se pode ler no Jornal de Estarreja de 10 de Dezembro p.p., Canelas terá 15.000 euros para o Centro Cívico - obra que já vem de 2007 sem que nada tenha sido feito; 17.500 euros para o Parque Álvaro Nora - pagamento de obras realizadas; 10.000 euros para uma variante ao Centro Cívico - que já vem também de 2007, pelo menos; 26.000 euros para o alargamento da rua da Barroca - que está presentemente a ser executado; 23.000 euros para a rua (presumo que seja viela) Banda Bingre - vem também de 2009 sem verba definida nessa altura; 1.000 euros para pagamento de obras realizadas no caminho da Arregaça - obras realizadas em 2009; e por fim, 15.000 euros para uma ligação do Largo Francisco Bingre à rua de S. Tomé (?). 
Tudo somado dá 177.500 euros que, como sempre, serão transferidos para outras obras, provavelmente para outras freguesias, porque aqui o povo, alheio a tudo, contenta-se com umas festarolas de vez em quando.
Pela parte que me toca, como autarca e como Canelense, agradeço publicamente ao Sr. presidente a bondade e o esforço que terá feito para que esta freguesia lhe não estrague o Orçamento Camarário, tão necessário para outras nobres realizações com que vai brindando o concelho, na certeza de que o farei pessoalmente quando tiver oportunidade para tal.
Perante isto, resta-me esperar pela demonstração de desagrado do representante da freguesia na Assembleia Municipal, que só poderá ter uma forma de o fazer: votando contra este Orçamento.

1 comentário:

Fermelanidades Coelho de Matos disse...

Portanto, igualzinho a Fermelã:

2011-->2010-->2009-->2008-->2007--> etc, and so on...

Caro amigo, Bom Natal e Prosperidade (na medida do possível) em 2011.