Neste Blog continua a escrever-se Português de Portugal.

sábado, setembro 04, 2010

ATÉ QUANDO?

Era inevitável que toda a imprensa  fizesse hoje eco do caso Casa Pia devido à leitura da sentença no dia de ontem, numa altura em que a revolta inicial, gerada aquando dos primeiros depoimentos, se encontrava já adormecida.
A condenação dos culpados parece trazer à sociedade uma dose de satisfação, sem darmos conta de que nenhuma condenação apaga da vida os longos dias de terror e sofrimento  passados por crianças amordaçadas e indefesas - hoje homens -  barbaramente  feridas e despojadas da sua dignidade.
Oito, dez, vinte ou cinquenta anos de prisão seriam, com toda a certeza, penas demasiado brandas para actos tão hediondos.
E, mesmo que os culpados venham a cumprir as penas de prisão a que agora foram condenados, sabemos que viverão esse tempo com  melhores condições do que alguns milhares de portugueses. Mas adivinham-se recursos e mais recursos, que adiarão ad aeternum o cumprimento de qualquer pena. O mais provável é que todos venham a ver as suas penas substancialmente reduzidas.
Enquanto isso, a maior parte da sociedade terá dificuldade em compreender que um caso que se arrasta pelos corredores dos tribunais há já 6 ou 7 anos, não seja dado por encerrado com a leitura do acórdão pois, de facto, se  os actos estão dados como provados, a interposição de qualquer recurso parece, só por si, fomentar a descridibilização do acórdão, em particular, e da justiça, em geral.
E depois, quando um advogado, literalmente ao berros,  quase insulta o colectivo de juízes, em directo e para todo o mundo, arrogando-se dono da verdade e certeza  absolutas, pouco mais restará esperar desta "justiça" adiada e moribunda que, vezes sem conta, se ajoelha perante figuras públicas, social e economicamente poderosas, mesmo que não passem de monstros asquerosos.

2 comentários:

Pedrasnuas disse...

AQUI ESTÁ UM TEXTO QUE DIZ TUDO.UMA JUSTIÇA QUE SERVE OS RICOS E PACTUA COM ELES. ESTÁ TUDO DITO. E TODOS SABEMOS QUE QUEM TEM DINHEIRO E POSIÇÃO SOCIAL...PERMANECE IMPUNE...A JUSTIÇA,AS CADEIAS, A CONSCIÊNCIA, A VERDADE TUDO FEITO PARA CONDENAR POBRES,SÓ POBRES ...

LAMENTAVELMENTE É O QUE SE VÊ...

BEIJO

Céu Vieira disse...

Estou totalmente de acordo consigo e com a Pedrasnuas!!
Eu nunca vi condenados não irem presos!!!!!!!!!!!!!! Irem p´ras televisões dar entrevistas!!??... É uma vergooooooooonha!!!!.... Tenho NOJO desta justiça!!!!