Neste Blog continua a escrever-se Português de Portugal.

sexta-feira, agosto 06, 2010

Porque o tempo é de férias

para a maioria dos cidadãos, que tal uma sugestão assim ao jeito do "faça férias cá dentro": um périplo pelos novos  pontos de interesse das freguesias do concelho - sobretudo das 3 mais pequenas. A ideia não é nova e vem no seguimento [desta] iniciativa.
Assim, ficam abaixo as sugestões no que diz respeito à freguesia de Canelas (aconselha-se clicar nas imagens):
1 - ESTAÇÃO VIVA


O local ideal para início da visita. A placa de inauguração data de 04 de Outubro de 2009 e, passados 10 meses, a Estação - a que chamaram Viva - cumpre na perfeição a sua missão: ver passar os comboios.










2 - ESTEIRO VELHO
Alvo de limpeza e desmatação das margens no ano passado tem hoje uma nova atracção: uma cheirosa fonte a jorrar abundantemente detritos, provenientes da rede de saneamento da freguesia, como se pode ler no post infra.








3- RIBEIRO 





Local nostálgico e de grande simbolismo para esta terra, outrora  cais de descarga de moliços, juncos e canízias, cuja requalificação, leia-se inauguração, se deu em Setembro de 2009, apresenta hoje o aspecto convidativo que a foto documenta.
Possui uma conduta  privativa de emergência da Estação Elevatória da SIMRIA, que pode ser vista de junto da ponte, ao fundo, e que serve para, por variadíssimas vezes, aliviar a "tripa" da dita Estação.









4 - PARQUE DE MERENDAS
Seria, de todo, uma maldade, não proporcionar aos visitantes um retemperador lanche no novel Parque de Merendas.
Denominado pela Câmara de "Parque Álvaro Nora" muito antes de a proposta ter passado pela Assembleia de Freguesia - veja-se o PA da CME para 2010 - foi semi-inaugurado em Outubro de 2009.

Terminadas as sugestões (4 apenas para não cansar em demasia o forasteiro), aguarda-se então pelas visitas a estas preciosidades, transformadas há coisa de um ano em  verdadeiros ex-líbris desta terra, símbolos ad aeternum do carinho e atenção da Câmara Municipal de Estarreja por esta terra no ano 2009.

Assim vos deixo, que o tempo é de férias. Até qualquer dia, divirtam-se e - como dizia o outro - sejam felizes.

3 comentários:

Duque de Canelas disse...

Gostei muito deste post. Está feito com ironia e inteligência queirosianas (Não deste que nos desgraça a selecção).
Poderia também referir os óptimos estacionamentos dos cafés, padarias e restaurantes da zona alimentar de Canelas.

CR disse...

Caro Duque,
Poderia, de facto, falar ainda de muitas outras coisas, porque infelizmente, Canelas é uma terra esquecida, desprezada e encostada a um canto nas intenções do poder local.
E é pena que tanta gente se contente com as situações relatadas no post (e outras semelhantes), e lá esteja na hora das inaugurações destas palhaçadas, batendo palmas a balões de ar. Essa gente não tem percebido que tem sido usada para determinados fins e nada mais.

Cpts.

Fermelanidades Coelho de Matos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.