Neste Blog continua a escrever-se Português de Portugal.

sexta-feira, agosto 06, 2010

COMO É QUE É?

É impossível não notar o  cheiro fedorento que vai empestando o ar junto ao Esteiro Velho, ali paredes meias com o "Parque de Merendas".
Pode ver-se, agora que as águas estão baixas, um tubo de cerca de 3" camuflado entre ervas e silvas, a descarregar continuamente um líquido mal cheiroso  para o leito do Esteiro. Ao lado, uma tampa de saneamento faz levantar as suspeitas. Levanta-se a dita e - pasme-se - o referido tubo não é mais do que uma saída directa da rede de saneamento para o Esteiro!
Há quatro anos, uma descarga da SIMRIA matou toda a fauna do Esteiro; há cerca de 2 anos ali quiseram implantar uma bacia de retenção; agora descobre-se que a Câmara Municipal de Estarreja - responsável pela colocação do saneamento - fez ali um trabalho de excelência ao colocar uma descarga directa para o Esteiro.
De facto, o local está fadado para ser conotado com detritos, para não dizer outra coisa.
Mas, voltando ao tubo, é do conhecimento público que o mesmo jorra incessantemente há pelo menos 24 horas, o mesmo é dizer que já foram injectados no Esteiro milhares de litros de detritos, que ali correm a céu aberto e se misturam depois na já pouca água do Esteiro. O cheiro e os insectos que povoam a zona são disso prova evidente.
Não é isto crime? Ou trata-se apenas de crime quando um agricultor se lembra de ir lavar uma cisterna ao Esteiro?
Recuso-me a aceitar que, como por aí se diz com alguma frequência, cada um tenha o que merece. Porque Canelas merece o respeito, empenho e dedicação do poder local. Esta é mais uma vergonhosa situação, como outras que nos estão ainda na memória.

1 comentário:

António Aguiar disse...

Ola Camilo!
Parece inacreditável mas a mim já nada me surpreende!
A câmara devia de ter vergonha quando alguém denuncia casos destes não actuar de caminho mas pelos vistos foram eles que mandaram fazer???
Se alguém tem o esgoto da maquina de lavar a correr na valeta é logo autuado e quem é que os autua a eles???
Ninguém me tira da ideia que isto não passa de um jogo de interesses???
Deve de ser bonito virem pessoas para fazer o percurso da BioRia e deparar-se com uma vista ( cheiro)
destas???
Só esperamos que estejam constipados!!!
Um Abraco Antonio Aguiar