Neste Blog continua a escrever-se Português de Portugal.

quinta-feira, julho 15, 2010

SEPARAR AS ÁGUAS

Há coisa de um ano atrás, os mesmos de sempre alertavam, como podiam, para o agravamento do preço da água resultante da adesão do município à empresa AdRA.
Mesmo assim, não serão muitos os que se lembrarão que este contrato entre as várias Câmaras (incluindo  a de Estarreja) e a Adra, tem a duração de 50 anos!
Sim, 50 anos, de dependência total de uma empresa, monopolista na área. que visará lucros e mais lucros (já não nos bastava a EDP) e que para tal, tem ao seu dispor a facilidade de, quando muito bem entender, aumentar o preço deste bem essencial, sem nada dar em troca ao consumidor.
Nada que não fosse previsível e aqui o tema divide-se em duas partes:
1- A Câmara sabia do inflacionamento directo do preço da água e marimbou-se pura e simplesmente para os seus munícipes;
2 - A Câmara não sabia no que se estava a meter e revelou uma atitude irresponsável, inadmissível e perigosa.
Em qualquer dos cenários o resultado é o mesmo e não será, por isso,  de espantar, que um concelho maioritariamente alheio e insensível aos seus problemas e necessidades,  continue a pagar pelo resultado desta lúdica  governação.
O certo é que bastaram apenas dois meses desta novel gestão das águas e saneamento, para se ver o resultado prático do negócio: entrar no bolso dos munícipes.
Durante várias décadas, o concelho foi pesadamente  conotado com a poluição aérea e dos solos, proveniente  do complexo químico; ninguém tinha perspectivado, no entanto, que tal poderia vir a afectar as faculdades intelectuais de tanta gente.
Queixam-se? Esperem por mais!

4 comentários:

Fermelanidades Coelho de Matos disse...

Ou seja, a culpa não é de quem aceitou / votou / pactuou com isto mas antes do complexo químico :)

Eu já conhecia o complexo de Golgi e o complexo de édipo mas há que começar a estudar aprofundadamente o complexo químico estarrejense...

Anónimo disse...

Caro Camilo

Não só a Câmara sabia, como sabiam todos os membros da Assembleia Municipal, como sabiam os munícipes.
Este tema da adesão à AdRA foi mais do que debatido. Os info-mails do Fernando Mendonça explicavam muito bem o que esperava o concelho.
A Coligação PSD/CDS votou toda a favor e os cidadãos do concelho votaram na Coligação. Querem o quê agora?

CR disse...

Caro anónimo,

Daí o título do post...

Cpts.

Antonio Aguiar disse...

Ola Camilo, isto e sempre assim as favas que as pagem o consumidor final.Nao ha maneira de mudar e ao demais esta empresa alerta que andao bruloes em nome desta a brular os consumidores!!!
Agora so espera-mos que esta empresa alem de aumentar os precos nao faca o que faz a EDP e que haja cortes no abastecimento!!!
Sem mais um Abraco.
Antonio Aguiar