Neste Blog continua a escrever-se Português de Portugal.

terça-feira, julho 13, 2010

ANIMAÇÕES

 [Aqui] no site da Câmara Municipal de Estarreja, noticia-se a aprovação de subsídios para as Festas dos Padroeiros das Freguesias. Festas estas, que aparecem na notícia estranhamente embrulhadas nos festivais de gastronomia.
Sempre me pareceu que as Festas dos Padroeiros  -  Festas Religiosas - acontecem a expensas do povo e sob a responsabilidade e organização de uma Comissão de Festas, e financeiramente suportadas pelos mordomos (a quem é solicitado um valor fixo) e por outros donativos de particulares, casas comerciais e empresas. E, por norma, é em função do pano que se faz o fato e, geralmente acaba por sobrar pano para o fato seguinte.
Estranha-se, por isso, a benevolência da CME nesta  área que não lhe diz respeito, tanto mais numa altura em que  se sabe que as verbas destinadas às obras delegadas nas juntas são insuficientes para o pagamento das mesmas, o que é incorrecto e ilegal.
É certo que os 550 ou 900 euros não darão sequer para mandar atirar meia dúzia de foguetes e nem será a saída dos tais 5000 euros coisa de monta na recheada contabilidade da Câmara Municipal. Também é certo que a Exmª CME pode fazer o que bem quer  do seu orçamento - pode mas não deve, obviamente! - mas a falta de rigor e ligeireza destas deliberações é preocupante e é claramente a imagem que está no selo branco desta governação.
Dos festivais de gastronomia e sua relação com a cultura ou vice-versa, falaremos oportunamente. Por agora, registe-se apenas o seguinte:  "...ficam as juntas a saber que (por 550, 800 ou 950 euros) estão obrigadas a garantir animação permanente nas tasquinhas..."
Ora, a este respeito, não era necessário recomendar; nem nas tasquinhas nem em lado nenhum... pois  animação é constante.

2 comentários:

Fermelanidades Coelho de Matos disse...

Animação?

Basta haver cerveja, que os gajos da CME venham cá e que nós tenhamos uma máquina fotográfica por perto...

Sérgio Pombo disse...

em pardilhó basta haver umas enguiazitas que eles não largam a espinhas!
Qualquer dia a CME vai dar subsídios também aos "karalhoques" para que estes possam "dinamizar" ainda mais os estragos que a canalhada faz na noitada Pardilhoense! Virou moda agora!

Cumprimentos