Neste Blog continua a escrever-se Português de Portugal.

sexta-feira, abril 23, 2010

OUTRAS VISÕES

A propósito de uma tal ideia de requalificação de um espaço contíguo às margens do rio Antuã, leia-se a [deliberação da Câmara Municipal de Ovar], de 18 de Março, p.p..
De facto, muda-se de concelho, seja para norte, sul, nascente ou poente, e encontra-se logo uma nova mentalidade e uma nova visão para o futuro.
Por cá, o Projecto com algumas semelhanças, embora mais amplo, era megalómano, irreal ou hilariante. E era de facto, mas para quem não tinha competência para o desenvolver.
Poderá questionar-se a oportunidade da sua realização dada a situação económica do país, mas também é verdade que estão a esgotar-se as oportunidades de financiamento, pelo que quem tem argúcia leva a melhor e sabe aproveitar.
Uma zona de lazer traz gente que gera movimento e comércio,  e as gentes de Ovar percebem isso. Em contrapartida, em Estarreja, quase se não vê viva alma aos domingos ou feriados, e nem o Café do Parque parece conseguir inverter a situação.
O Projecto do Fernando Mendonça para Estarreja - e falo com conhecimento do estudo prévio feito por gente credenciada na área, que o apontava como de excelência -  transformava o local numa zona de atracção única no Distrito e, além disso, abria novas frentes de construção numa zona que poderia vir a ser simplesmente, a melhor área urbanística de Estarreja - uma zona moderna, apetecível e com potencial quase inesgotável.
Poderá dizer-se  que era um Projecto ambicioso, transversal a pelo menos 2 mandatos, mas era, acima de tudo, uma nova forma de dinamismo político e um desafio a vencer que Estarreja e o concelho mereciam, não tenho qualquer dúvida.
É pena que neste concelho, a maioria da população se contente com uma mão cheia de quase nada, o mesmo é dizer, com pequenas obras que não fazem nem nunca farão a diferença...
Termino esta prosa com uma frase interessante da ex-líder do PSD, a doutora Manuela Ferreira Leite que, em  07/10/2009, em Bragança, disse: "o povo Português não nos deu a legitimidade para governar mas não é por causa disso que nos tirou a razão".
Nem mais, Dr.ª;  pelo menos por uma vez haveria de concordar consigo, e em absoluto!

2 comentários:

Anónimo disse...

Agora o Zé Matos do Terranostar quer ver o estudo prévio do Projecto do Mendonça para a lagoa do antuã!
Mas quererá ele esse estudo para quê? Se antes mesmo de saber o que quer que fosse, já disse que tal coisa era impensável, megalómana e impossível?!
Porque será que um "crâneo" destes precisa de confortar as suas próprias opiniões quando já as têm?! Ou será que afinal não as tem? Ou fala só por falar, com as dores partidárias e a figadeira que o caracterizam?!
O que me parece é que até isso nem ele sabe ao certo!

Jose Matos disse...

O meu amigo é que fala por falar...pois vê-se o ódio partidário...

Eu gostava de ver o estudo prévio, dado que tal estudo nunca foi apresentado....e gostava de ver porque tal estudo simplesmente não existe....porque se existisse teria sido apresentado na altura...as críticas que fiz foi com base no que foi publicado na altura...portanto, não foram feitas com base em nada...foram feitas com base no que o PS disse...E o que PS disse carecia de fundamentação. É tão simples quanto isto..mas fico à espera do estudo...