Neste Blog continua a escrever-se Português de Portugal.

sexta-feira, março 19, 2010

BRIGADA DE LIMPEZA

Amanhã é dia de limpeza. 
Que me perdoem todos os envolvidos no PLP,  mas várias razões me impedem de concordar e colaborar com este acto de generoso voluntariado.
Consultado o [site oficial do Projecto],  não se consegue perceber bem a génese de tão abrangente causa. Da Lista de Parceiros, uma infinidade de Juntas de Freguesia que esperam resolver,  desta maneira, um problema que é seu. Contudo, Câmaras Municipais a apoiar...  niente. Sintomático.
Louve-se a generosidade da juventude envolvida, mas esclareça-se a mesma de que compete às Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais tal  acção, bem como a designação de espaços onde podem ser depositados entulhos diversos por parte da população. Ora, é precisamente a falta de espaços confinados para este efeito, que levam à criação de lixeiras um pouco por todo o lado.
Tomando por base o que se passa nesta freguesia de Canelas do concelho de Estarreja, não há um único sítio destinado a este fim, apesar dos insistentes alertas, sugestões e pedidos da Assembleia de Freguesia ao órgão executivo e que duram já há vários anos.
Assim sendo, toda a acção de limpeza prevista para amanhã, terá uma efectividade prática de apenas algumas horas, tão só as suficientes até que alguém necessite de voltar a criar  a sua lixeira privada na beira de um qualquer caminho.
A Jornada será então um esforço à escala nacional, mas que nada resolverá.  E é pena que esta sinergia agora obtida em torno desta causa, não seja aproveitada para uma efectiva e verdadeira Acção de Limpeza do País, que tanto necessita...

4 comentários:

Anónimo disse...

Não, Não é a falta de espaços...é sim a falta de civismo!

CR disse...

Caro anónimo,
É também, obviamente, falta de civismo mas, como diz o povo e com razão, a ocasião faz o ladrão e, neste caso, convenhamos que há inertes que não podem ser destruídos em casa ou deitados nos contentores do lixo, pelo que são necessários locais próprios, devidamente delimitados, onde se possa colocar o que não pode ser depositado em outro lugar.
Estou certo que, se os houver, muitos dos pontos referidos no mapa de limpezas deixarão de existir.
Além disso e a par, este problema deveria começar a ser tratado com fortes acções de consciencialização da população, caso contrário, de pouco valerá a acção de amanhã.

O Professor disse...

Há um site que tem notícias diárias sobre Vereadores e Câmaras. Vale a pena conferir. O Site é www.vereadores.net

Antonio Aguiar disse...

Pois e Camilo os Portugeses sao fantasticos em arranjar desculpas para o que seija! Se ha acidentes e culpa das estradas, se ha lixo e falta de contentores na vez de penssarem que por detras disto tudo e falta de civismo!!!
Mas como isso nao se ve so se nota ha que continuar assim???