Neste Blog continua a escrever-se Português de Portugal.

sábado, fevereiro 13, 2010

A ESCOLHA DA SEMANA

"Manuela Ferreira Leite diz ter cumprido todos os objectivos e que continuará deputada."
Ler mais «aqui».
Este cumprimento de todos os objectivos é, de facto, merecedor de uma, ainda que breve, análise.
É certo que, a ainda líder do PSD, não referiu quais foram os seus objectivos enquanto presidente do PSD, mas não será difícil apontá-los, numa perspectiva clara e séria
.
1.º - Ser governo.
Qualquer líder dos dois maiores partidos tem esse objectivo como legítimo e primeiro.
- Falhou. Nem só o PSD não foi governo com MFL, como a perda da maioria absoluta do PS se não deve ao PSD. Vd. quadro abaixo.

- Aumentar a votação nas eleições autárquicas.
Partindo da análise dos resultados obtidos pelo PSD sozinho, temos que no reinado de MFL o PSD baixou 5,8%, pelo que é mais um objectivo falhado.
3º - Unir o partido e relançá-lo.
Parece-me outro objectivo falhado. Muitas foram as vozes internas discordantes do discurso da líder, e o aparecimento de 3 candidatos em disputa pela liderança revela, claramente, que o partido se encontra dividido em vários grupos que chocam internamente.
4º - Ser oposição credível ao governo.
Apesar de ser um objectivo de recurso pelo facto de não ter chegado ao governo, era uma missão importante e mais uma vez o PSD falhou.
O partido nunca se afirmou como alternativa ao mau governo de José Sócrates e o eleitorado percebeu-o claramente. Crescer 0.4% ao fim de 4 anos é revelador da oportunidade perdida.

Estes seriam, na minha perspectiva, os objectivos naturais a alcançar por MFL e pelo PSD. É claro que a líder do partido poderia ter outros. Só ela o saberá.


Sem comentários: