Neste Blog continua a escrever-se Português de Portugal.

terça-feira, janeiro 12, 2010

PEDIDO DE DIVULGAÇÃO

Diariamente circulam pela net montes de mails com os mais variados pedidos de ajuda, sendo que a grande maioria não passa de uma sórdida forma de apanhar os endereços dos nossos contactos. A este propósito, mandam as regras da boa utilização que os mails reenviados deverão ser limpos de todos os endereços e que se utilize o campo Bcc (Blind Carbon Copy, ou Cópia Oculta), podendo assim enviar-se o mail para uma centena de contactos sem que algum endereço seja visível.
Ora, devido ao grande número desses mails, acima referidos que por aí circulam, torna-se difícil perceber os que, de facto, são gritos de desespero de pais, filhos, amigos ou desconhecidos, o que faz com que os eliminemos, mesmo antes de serem lidos. É certo que muitos nem lemos porque nos incomodam.
Este que a seguir reproduzo é um pedido verdadeiro, que me chegou através de pessoa amiga e de total confiança. Vem acompanhado de uma pequena introdução que também transcrevo.

"Desculpem lá o incómodo, pois normalmente não costumo enviar mensagens destas.
Mas hoje, o nome desta criança, a idade e sei-lá-mais-o-quê... sensibilizaram-me de uma forma particular.
Aqui vai, com um pedido desculpa e outro de divulgação pelos vosso contactos."

O Afonso tem 6 anos
, sofre de leucemia linfoblastica aguda e precisa, urgentemente, de encontrar um dador compatível para transplante de medula... às vezes é necessário tão pouco para podermos salvar uma vida... e quem sabe se amanhã não vamos ser nós a precisar... para se ser potencial dador de medula é apenas necessário ter entre 18 e 45 anos, não ter feito nenhuma transfusão de sangue e ter mais de 50kg... e fazer uma recolha de sangue (cerca de 10ml) num dos Centros de Histocompatibilidade, ou então numa das diversas acções móveis de angariação de dadores... não custa absolutamente nada, é como tirar sangue para fazer análises, só que em menor quantidade... quem não estiver dentro dos parâmetros necessários, também pode ajudar, tentando divulgar e convencer quem possa ser dador... vamos fazer com que 2010 seja o ano do Afonso... e da Carmen... e de tantos outros Afonsos e Carmens que precisam da nossa ajuda...


A INDIFERENÇA NÃO PODE SER OPÇÃO... temos o hábito de pensar sempre que estes problemas são resolvidos por outros... mas afinal quem é que serão esses outros!? há coisas que dependem exclusivamente de nós... de todos nós... sem excepção...

_________________________________________________

próximas acções de angariação de dadores:

- ESPINHO, 31 de Janeiro (14h-19h) Centro Paroquial de Espinho
_________________________________________________

Centros de Histocompatiblidade:

CENTRO DE HISTOCOMPATIBILIDADE DO NORTE

Rua Dr. Roberto Frias

Pav. Maria Fernanda

4200-467 Porto

http://www.chnorte.min-saude.pt/
Telf. +351 225 573 470; ax. +351 225 501 100

de 2ª a 6ª feira das 9h às 17h30 (sem interrupção de hora de almoço)

Nas traseiras do Hospital de São João, junto ao Pavilhão das consultas externas na direcção da Faculdade de Desporto (sempre dentro do recinto do Hospital)

1 comentário:

Um amigo disse...

Obrigado Camilo.
Quem tem o mínimo de sensiblidade e de inteligência, entende-se até nas entrelinhas.
Um abraço