Neste Blog continua a escrever-se Português de Portugal.

quarta-feira, dezembro 16, 2009

REFRESCAR A MEMÓRIA

Ora cá estamos de volta aos Planos e Orçamentos para refrescar a memória aos distraídos.
Pois bem, no ano que está prestes a terminar, a Câmara Municipal de Estarreja ousou brindar esta freguesia com um total de verbas definidas - logo disponíveis - de 420.000 Euros! Ora, em 24 de Janeiro, perguntava-se [aqui] se alguém acreditava que, mesmo em ano de eleições autárquicas, seriam investidos mais de oitenta mil contos nesta esquecida freguesia.
Importa então verificar e fazer as contas.
Pegue-se no mesmo quadro elaborado em Janeiro de 2009, ao qual se acrescentou a Execução do corrente ano. (Clicar para abrir).

Interessante, sem dúvida!
Mas, mais interessante é constatar o que vem aí em 2010. O texto é do Jornal de Estarreja.Ora, o desafio que aqui se deixa é muito simples e trata-se de descobrir quais as obras para 2010 que não estão no 1º Quadro. Percebe-se agora e assim, o que são Planos Plurianuais.
Dos 29 milhões e seiscentos mil Euros que a Câmara Municipal pretende gastar em 2010, caberá à freguesia de Canelas a astronómica soma de 148 mil euros! É o prémio pela votação no PSD/CDS.
Mas há mais dados a reter deste rol de intenções para o próximo ano:
- Há obras que já foram realizadas mas continuam no Plano para 2010. Interessante.
- Pardilhó será (novamente) a freguesia mais mimada por este Executivo Camarário, com um milhão e cento e vinte e cinco mil euros! Óbvio: quem parte e reparte...
- A nova Piscina vai levar mais dois milhões de euros, o que a juntar aos dois milhões gastos em 2009 e aos 162 mil previstos em 2o11, fará dela o símbolo da era José Eduardo. Não será de estranhar que a principal obra seja para meter água...
- Após a recuperação do parque escolar do concelho, onde foram e continuam a ser gastas avultadas somas, o lançamento a concurso do Centro Escolar de Salreu não deixa de ser mais um tiro nos pés.
- Fica a saber-se que as Juntas de Freguesia passam a ter responsabilidades nas obras viárias para o que a Câmara vai disponibilizar 400 mil euros, não se sabendo, no entanto, o que cabe a cada uma. Segundo o JE, um único executivo "pode gastar metade do bolo total e deixar o restante para as outras seis". Inovador e extraordinário!
- Os arranjos urbanísticos do Centro Cívico de Pardilhó, valem mais do que todo o montante atribuído a Canelas (187.125 euros, contra os 148 mil de Canelas).
- Veiros paga novamente a factura mais pesada (provavelmente pela indecisão primeira do José Fernando em aceitar ou não a recandidatura). A esmola é de 129.500 euros. Mais um prémio para uma freguesia que, a seguir a Pardilhó, mais votou no PSD (68,27%).
- O Carnaval vai levar mais do erário público do que Canelas, Veiros ou Fermelã, atendendo à taxa média de execução da era José Eduardo nestas freguesias.
- A Programação do Cine-Teatro vai custar 210.500 euros. Só para relembrar: Canelas terá 148 mil.
- As Festas de Santo António mais o Festarreja, mais o Festim, mais o Festival 7 Rias 7 Freguesias, levam tanto como Veiros e pouco menos que Canelas. E siga a Festa!
Resumindo: um Plano de Actividades que merece, obviamente e no mínimo, o voto contra dos autarcas de Canelas e Veiros. Veremos...
E por agora por aqui me fico, com a certeza de que este assunto ainda vai voltar a ser aqui falado, provavelmente depois da apreciação dos documentos oficiais.

Aditamento ao post: este Orçamento já chegou à Madeira!!!

1 comentário:

M. disse...

Eles até gozam!...Têm o que merecem, mai nada!... E viva o PSD e o JEM...