Neste Blog continua a escrever-se Português de Portugal.

segunda-feira, setembro 14, 2009

TGV

Sempre disse - e mantenho - que o país é pequeno demais para que possa tirar qualquer contrapartida da linha de alta velocidade entre Lisboa e o Porto. Parece-me que meia hora a menos é muito pouco para o investimento que o projecto envolve. Contudo, a ligação a Espanha é, sem dúvida, uma questão de bom senso e de responsabilidade política.
As recentes declarações de Manuela Ferreira Leite, fazem crer que, se for mandatada pelo povo Português para formar governo, mandará suspender de imediato o projecto do TGV em Portugal. Nesta fase, e dada a envolvência do País vizinho, Portugal só tem a lucrar com uma ligação a Espanha e parece-me quase um suicídio o discurso da Senhora Ferreira Leite.
Além disso, a linguagem utilizada no debate com José Sócrates a este respeito - e reporto-me apenas a este tema - foi infeliz. Muito infeliz.
Referir, publicamente, que Portugal não é uma província de Espanha é abrir uma brecha na fronteira que poderá ter sérios efeitos no futuro. E a isto chamo eu de falta de responsabilidade e de preparação. Há coisas que todos temos a liberdade de pensar mas não temos o direito de dizer, sobretudo quando há tanta coisa em jogo e quando do outro lado está um país que nos pode encostar às cordas se o desejar. Será que uma candidata a chefe de governo não sabe isso?

Sem comentários: