Neste Blog continua a escrever-se Português de Portugal.

sábado, fevereiro 07, 2009

ESTARREJA NO SEU MELHOR

A coisa aqui por Estarreja promete. A julgar pelo que se vai escrevendo a cor-de-rosa e a laranja, parece que vamos ter no próximo mandato dois presidentes da Câmara, tal é a convicção da vitória de certos elementos dos partidos com maior representatividade no concelho.
As farpas de lado a lado já começaram, o que deixa antever o que vai ser a próxima campanha eleitoral: uma badalhoquice pegada, com meia dúzia de promessas pelo meio. Jamais se verá um debate de ideias sério, fundamentado e coerente com as necessidades do concelho.
Mas pronto, a seu tempo se verá.
Entretanto clama-se [aqui] por um novo hospital com serviço de urgência 24 horas. A minha memória é curta, ou Estarreja (concelho) tinha um serviço desses no hospital Visconde de Salreu, e que foi extinto há cerca de dois meses e meio? Em que é que ficamos: é necessário um novo hospital ou faz falta o serviço de urgência, ou ambas as coisas? Será que as urgências fecharam de noite porque o hospital era velho?
E, já agora, [daquele famoso protocolo] de 14 cláusulas, o que é que já foi cumprido? Alguém sabe, ou alguém quer dizer?
É interessante também saber que as consultas abertas no HVS irão funcionar 24 horas por altura do Carnaval. Quer dizer... para atender os excessos e as mais que prováveis bebedeiras do costume, há médicos e há consulta; para atender uma necessidade urgente que surja nas outras noites do ano... Aveiro ou Santa Maria da Feira, pois claro!
Aqui por Canelas, o Posto Médico encerrou para obras. Ao que parece, a Junta de Freguesia terá oferecido, e bem, espaço no seu edifício sede para o atendimento dos doentes. Comenta-se que a Srª Doutora se recusou a prestar ali os seus serviços por falta de condições. A ser assim, lamenta-se, tanto mais que, com o recurso a divisórias amovíveis, se poderia transformar o salão da junta em três ou quatro salas, com a maior das facilidades e baixo custo, - o que seria mais que suficiente para a continuação do atendimento.
O que sucede é que quem necessitar de uma simples receita tem de ir a Estarreja. E, se não tiver carro próprio, o remédio é recorrer aos táxis, claro! Que importa lá se uma embalagem de um qualquer medicamento passe assim a custar mais do dobro? Isso é lá coisa que preocupe?
Mudando de ares... iniciaram as obras do arranjo da zona envolvente do Esteiro de Canelas. Ali perto, o entulho que permanecia há muito no espaço destinado ao Parque de Marendas foi também removido. Espera-se assim que, a curto prazo, aquela zona seja transformada numa verdadeira e digna porta de entrada para os campos do Baixo Vouga. Mas sê-lo-á mesmo?
Acontece, porém, que os proprietários dos terrenos situados entre os dois espaços a requalificar, recberam umas cartitas da SIMRIA para estarem presentes no local hoje, dia 07/02. Ao que consta - sim, porque da Câmara e da Junta de Freguesia parece que ninguém sabe do que se está a passar - o objectivo é a expropriação dos terrenos para a construção de uma bacia de retenção de efluentes da estação, em caso de avaria técnica.
Brilhante ideia esta de querer implantar uma bacia de m**** entre o futuro parque de Merendas da Freguesia e o Esteiro, agora em fase de alindamento!!!
Mas esta gente tem o quê dentro da cabeça?

1 comentário:

Falcão Peregrino disse...

Apesar de vivermos neste país a que já há cento e tal anos Eça de Queirós chamava sítio, nem quero acreditar!!!Desta vez é mesmo demais. Já estou como o náufrago dos "Malucos do riso"...eu quero ir p'rá ilha!!!