Neste Blog continua a escrever-se Português de Portugal.

sábado, novembro 08, 2008

AS OBRAS

Há dias fiquei a dever uma resposta ao Zé Matos, a respeito das obras por aqui realizadas ultimamente. Bem sei que esta é já uma velha questão mas, como o prometido é devido, aqui vai. Falarei das duas que foram realizadas, pois todas as outras continuam religiosamente guardadas na gaveta.
RUA DO CORGO





Esta fotografia é semelhante à que aparece na Revista da Câmara Municipal. Tudo bonito e bem arranjado.



mais para a frente, as coisas mudam um pouco.

Este é o outro lado da mesma rua.

Pois bem, sabe-se que o proprietário do terreno do lado esquerdo da foto ao lado, terá concordado em ceder os metros necessários para o alargamento da rua, contra a autorização de loteamento do restante terreno e a viabilidade de construção no futuro, com frente para a rua do Corgo. Estava no seu direito.
Só que essa viabilidade esbarrou com a tal zona agrícola que tem destas aberrações: permite abrir frente de construção para a rua da Estação e não permite no mesmo terreno, construir com frente para a rua do Corgo. E assim ficou uma das famosas obras nesta freguesia de Canelas. A rua tem saneamento, luz eléctrica e não se pode ali construir.


RUA VALE DO PICOTO


A construção que se vê do lado direito, é um velho moinho movido a água que se presume remontar ao século XVIII, fazendo fé na placa que indica a sua reparação e que aponta a data de Agosto de 1845.











Ao invés de ser recuperado e integrado dignamente no património histórico da freguesia, esteve em vias de ser destruído para o alargamento da rua, não fora o alerta dado numa sessão da Assembleia de Freguesia.
Poder-se-ia, por exemplo, criar ali uma rotunda ficando o dito moinho no centro. Seria um embelezamento mais condigno do que certos mamarrachos que por aí se vêem. Mas enfim, é o que por aqui temos.
São então estas as obras realizadas em três anos nesta freguesia, além da construção da tal sala polivalente na Escola.
Enfim, é esta a parte cheia do copo que nos cabe.

1 comentário:

Fermelanidades disse...

Gosto tanto destas fotos do ANTES & DEPOIS que aparecem no boletim da CME...