Neste Blog continua a escrever-se Português de Portugal.

sábado, novembro 01, 2008

ELEIÇÕES EUA

Confesso que as eleições americanas me têm passado praticamente ao lado. Afinal, eles precisam de quase um ano para eleger um presidente. É obra!
Nesta altura em que faltam apenas 3 dias para que se saiba quem é o sucessor de Bush, é tida como óbvia a vitória de Barack Obama.
Parece um facto que Obama pretende chamar a si o rompimento com um passado mais ou menos recente, de que os americanos e o mundo parecem estar fartos, e que se traduziu pelo uso e abuso do poder, numa clara pretensão de querer demonstrar quem manda no mundo.
Esse exercício desmedido da força, em nome da paz, à custa do fogo das armas, jamais a trará a lugar algum.
Simpatizo com Obama, talvez por me parecer convicto de que essa mudança é fundamental para os Estados Unidos e para o Mundo, e pela coragem que demonstra em se afirmar num país, onde o racismo ainda dita leis em diversos Estados.
Não seja ele enrolado pelo manto da prepotência, tão característico dos americanos, e poderá ficar do lado positivo da História; do lado negro, já os EUA têm presidentes que bastam.

A propósito do momento, duas curiosidades:
Um site interessante que procura dar uma ideia do resultado final, se outros países pudessem votar. Apenas Israel parece querer devolver alguma esperança a McCain.
E uma imagem criada por um site brasileiro, com um duplo sentido. Com imaginação.

3 comentários:

Maria, Simplesmente disse...

E a imaginação é muito poderosa, espero eu...
Até que enfim apareceu, quando tiver tempo veja os meus albuns, Olhe que A Luz e A Sombra tem lá novidades.
Os outros também vão crescendo.

Obrigada

Maria

Anónimo disse...

Tenho acompanhado estas eleições com bastante afunco talvez por me sentir afectivamente ligada a este País, simpatizo com Obama e tenho esperança que tudo vai mudar.
1 abraço

PV disse...

Caro Camilo,

Agradeço a amabilidade. Farei o mesmo no meu blog.

Abraço