Neste Blog continua a escrever-se Português de Portugal.

domingo, outubro 26, 2008

PORQUE ESTÁ NA HORA

Agora que o projecto de alargamento do espaço Bioria parece começar a querer sair da gaveta, é tempo de se retomar a luta noticiada [aqui].
A projecção da causa a nível nacional, peca apenas por tardia mas, como diz o povo, mais vale tarde que nunca.
A petição de que se fala aqui e aqui é, sem dúvida, uma peça importante neste processo que visa o fim da caça nos campos do Baixo Vouga e, sobretudo nas imediações dos percurso Bioria.
Como sempre se disse, não está em causa - nunca esteve - qualquer animosidade contra o exercício da caça. O que há é uma intenção séria e um objectivo claro e legítimo: preservar um espaço de excelência, reconhecido já internacionalmente.
Há no território nacional e concelhio, imensas áreas direi, milhares de ha, onde é pacífica a actividade cinegética.
Acontece que, estupidamente e em meia dúzia de dias, se transformou todo o território nacional em zona de caça. E mais estúpido parece ser não se perceber que há zonas desse território, consideradas de interesse mundial e cuja desanexação das zonas de caça em nada afecta o exercício dessa actividade.
Este é um assunto a que o poder local - Câmara Municipal de Estarreja e Junta de Freguesia - podia e deveria dar atenção, por forma até de sustentar e enquadrar com harmonia o alargamento do Bioria, que se saúda e se deseja há muito.
Há um significativo grupo de cidadãos que há muito se dispôs a contribuir para que o objectivo seja alcançado. Não têm, provavelmente, tido os apois necessários para tal mas, estou certo, não desistirão.
Como atrás disse, a oportunidade para regulamentar tudo isto é esta, uma vez que os novos percursos se encontram já definidos e espera-se para breve a sua sinalização e abertura.
A petição, (aqui), continua à espera de ver engrossada a lista dos que entendem justa esta causa.
Um mail a todos os nossos contactos é uma excelente forma de sensibilização. Vamos lá!


Sem comentários: