Neste Blog continua a escrever-se Português de Portugal.

quinta-feira, outubro 23, 2008

Tradução

do que se julga ser uma carta de S. Paulo aos cristãos de Éfeso.

Caríssimos,
Sei que andam por aí alguns, que se dizem profetas de um mundo novo, mas que mais não são do que falsos representantes do povo. Afirmam-se como defensores dos vossos interesses e pretendem passar por homens sérios e verdadeiramente interessados nas causas públicas.
Defendem-se uns aos outros e abusam de discursos bonitos e matreiros para conseguir ter-vos do seu lado. Escondem a verdade com palavras ilusórias e esforçam-se apenas em demonstrar que muito trabalham para o bem comum quando, na verdade, se preocupam apenas com o bem próprio.
Vivem de ciclos, pois passam cerca de três anos afastados de vós para, de repente, aparecerem cheios de ideias novas e imensamente preocupados com as vossas dificuldades, mas os seus objectivos são claros: chegar ao poder.
Procuram conquistar o povo com festas, jantares e obras vãs, ignorando o que vos faz mais falta e o que é tido como mais importante para a melhoria da vossa vida e da sociedade em geral.
Por isso vos digo: não vos deixeis enganar; afastai-vos de tal espécie de homens que tudo farão por subir à vossa custa enquanto vós, que os elegeis, permaneceis no seu esquecimento.
Quando estão na oposição, criticam quem está no poder; quando estão no poder, fazem pior do que aqueles que criticavam.
Há ainda outros que, a troco da progressão na carreira, a eles vendem a liberdade e o pensamento, numa total e estúpida atitude de submissão. Esses, assemelho-os a papagaios que, habituados a ouvir repetidamente as mesmas frases, as reproduzem mecanicamente sem que percebam nada do que dizem.
Por isso, não lhes deis crédito. Abandonai-os e fugi deles enquanto tendes pensamento próprio e capacidade de saber o que vos interessa efectivamente.
Rogo-vos, pois, que permaneçais unidos e atentos para que não vos enganem tais criaturas.

1 comentário:

Maria, Simplesmente disse...

Admiro a sua paciência CR e gosto de vê-lo assim, mas eu já me teria fartado de pregar aos peixinhos. Sabe porquê?... A maior parte das pessoas gosta de ser enganada, amaior parte que já tem uma idadezinha bem boa par saber mais da vida, quer é arranjar Taxos, Taxinhos e viver à grande das iguarias feitas neles.
Não estrague a sua vida por quem não merece, lembre-se sempre que há muitos que lhe dão razão, mas quando chegar a hora, passam a dar razão aos outros.
Apareça
Bom fim de semana
Maria