Neste Blog continua a escrever-se Português de Portugal.

quinta-feira, junho 12, 2008

ATRÁS DO(S) EURO(S)

Escrevia ontem aqui algumas linhas do que me parece ser a exagerada estupidificação do país em torna dos “heróis da bola” e das suas vitórias, como se delas dependesse a melhoria das condições de vida dos portugueses, ou a resolução dos graves problemas com que o país se debate na actualidade.
Essa desmedida euforia parece-me enraizada na filosofia do “beber para esquecer” e não trará com toda a certeza benefício algum mas, claro, cada cidadão é livre de expressar a sua gratidão para com esses beneméritos que rumaram a terras da Suiça, da forma que melhor entender.
Interessante e demonstrativo é o espírito com que lá estão esses nobres embaixadores da lusa Pátria, a começar pelo seu “comandante” supremo que, enquanto a malta se tenta concentrar nas disputas que se seguem, andou a tratar da vidinha... não vá a coisa correr mal no final do Euro.
Pois bem, a cabecinha do endeusado seleccionador, está já nos 7,5 milhões de euros/ano que, diz-se, vai receber do Chelsea.
Está lá, no site oficial do clube inglês, apesar do desmentido do Sr. Scolari. Afinal, ele que tanto pediu para não perturbarem os jogadores, esses seres psicologicamente tão frágeis que necessitam de tanto apoio e compreensão, sucumbiu ao primeiro assalto, para surpresa e admiração de quem ainda lhe paga, e bem, pelo que tem feito em prol do ego dos portugas. É normal e só quem não conhece o que move esta gente é que pode ficar surpreso.
O que não é normal é a parvalheira eufórica dos repórteres das estações televisivas que em altos berros se abeiram dos adeptos e lhes gritam perguntas do tipo: - Está contente com esta vitória? O Scolari vai para o Chelsea. O que é que acha? Acha que é uma enorme perda para os portugueses?
Desce tão baixo o jornalismo português, sobretudo quando, na falta de capacidade para uma reportagem séria, se mistura com a multidão aparvalhada e emocionalmente descontrolada, e lhe dá voz.

2 comentários:

Fermelanidades disse...

O problema é que a imprensa precisa de descer a este nivel rasco para vender.

Agora se percebe porque é que Scolari aconselhou Ronaldo a mudar-se para o Real. Para assim não ter que levar com ele no championship. Continua a ser um espertalhão de 1ª ao contrário dos que lhe chamam burro.

Maria, Simplesmente disse...

Os jornalistas portugueses devem estar felizes por terem mais uma caixa, os portugueses devem estar "parvinhos de todo".
Descobriram o Brasil há séculos mas agora descobriram que até a língua tem de mudar em prol dos manos brasileiros. Sendo assim, há muito que começaram a pensar à brasileira. Futebol, revistas cor de rosa e mais que não digo, não vá ofender alguém e a vida está tão boa!...
Também, caso pensem na vida, ficam aborrecidos... viva a bola que é redonda e dá muito dinheiro aos outros. Para onde vamos Camilo?...
Cpts
Maria