Neste Blog continua a escrever-se Português de Portugal.

segunda-feira, abril 07, 2008

AS OBRAS

Na última edição de O Jornal de Estarreja lê-se na primeira página que "A autarquia apresenta obras importantes para Avanca, Canelas, Fermelã e Pardilhó".
Vem depois a saber-se que as tais obras importantes são: o arranjo urbanístico do Centro Cívico de Pardilhó, o estudo urbanístico do Centro Cívico de Avanca, o arranjo paisagístico da Ribeira do Mourão, o arranjo paisagístico da Ribeira de Canelas, a reabilitação do Adro Norte da Igreja de Avanca e a reabilitação do zona envolvente da Igreja do Roxico. Tudo por um milhão e meio de euros.
Escusar-me-ei de tecer quaisquer considerações pelas obras de Avanca, Fermelã e Pardilhó, por razões óbvias.
Quanto à que está projectada para Canelas, antes de mais, importa abandonar a designação de "Ribeira de Canelas" pois não há ribeira alguma em Canelas. Há sim, Esteiros e uma área designada por zona do Ribeiro. Bom, mas isso pouco importará, ao fim e ao cabo.
Importante mesmo é se o arranjo da tal zona é ou não uma grande obra, tal como é anunciada. E, de facto, não é; mas deveria sê-lo.
Para tal, esse projecto a que chamarei apenas de um plano de pormenor para uma pequena área do local designado por Ribeiro, teria de estar integrado num outro, mais amplo e para toda a área situada entre o antigo mercado e a ponte do caminho de ferro.
É certo que recentemente foi anunciado e apresentado um outro estudo para transformar esse recinto do mercado num Parque de Merendas. Parece-me, no entanto, um erro dissociar os dois, uma vez que ambos deveriam fazer parte do mesmo projecto de requalificação de toda a área, não esquecendo a recuperação do Esteiro Velho para, por exemplo, práticas desportivas. Não sendo assim, não haverá forma de justificar o investimento nem se vê maneira de dele tirar partido.
Também já aqui se referiu em outra altura, a importância desta área como sendo uma magnífica porta de entrada desse verdadeiro santuário natural que é o Baixo Vouga. Daí o reclamar-se o alargamento do Projecto Bioria e o fim da caça. Só assim se poderá dar por bem empregue o investimento a efectuar e classificar a obra de importante. De contrário, outras há de maior urgência e importância e que sistematicamente são esquecidas.

2 comentários:

Fermelanidades disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fermelanidades disse...

Para alem da atenção que dei às obras a realizar em Fermelã (uma) tambem me detive a analisar essa tal requalificação ou reabilitação para o esteiro de Canelas. É importante dissociar as duas intervenções a realizar em Canelas porque depois no folheto de propaganda do PSD vão aparecer 2 obras concluídas na vez de uma unica, o que revela a capacidade, empenho e trabalho rigoroso desta câmara na execução do plano de obras, e toda essa conversa fiada por aí fora que já estamos acostumados...

Mais alguns cobres entram nos bolsos dos arquitectos amigos apesar do aspecto da obra após a conclusão ser completamente diferente (para pior) do que o que vem nas maquetes e a reabilitação vai quase de certeza passar para 2009 para ir a tempo de ser inaugurada perto de eleições.

Abraço