Neste Blog continua a escrever-se Português de Portugal.

sexta-feira, março 21, 2008

PÁSCOA


Poderá achar-se que falar aqui hoje da Páscoa é uma banalidade, um lugar comum, uma coisa sem interesse.
Seguramente que para uma grande parte da sociedade, a Páscoa perdeu o seu verdadeiro significado, tal como o Natal, que actualmente começa lá pelo mês de Outubro.
Temos assim uma páscoa sem Cristo, uma vez rendidos aos aspectos materiais traduzidos por um desenfreado comércio cujas raízes sugaram a verdadeira essência das festas cristãs.
E se na festa de Dezembro a figura do pai natal, personifica na perfeição a falsidade associada a um dos mais importantes acontecimentos da história da humanidade, relegando-o para segundo plano, na Páscoa a ligação ao coelho e aos ovos, apesar de conhecida a sua explicação lendária, pretende provocar exactamente o mesmo efeito estupidificante.
Aquela auréola misteriosa que envolvia as épocas Natalícia e Pascal, há muito que desapareceu; as cores e os cheiros característicos que agradavelmente se associavam apenas a estas épocas, também eles se diluiram por todo o ano e são hoje imperceptíveis.
Lembro-me que neste dia de sexta-feira santa, pelo menos na parte da tarde, cessavam todos os trabalhos habituais e o silêncio sentia-se nas ruas da aldeia, nos campos e em muitos outros locais de trabalho, numa atitude de profundo respeito e comunhão. E mesmo os imponentes sinos da igreja se calavam até ao anúncio solene da Ressurreição.
O domingo era então um dia de alegria, marcado pelas cerimónias religiosas da parte da manhã e pelo ansiado momento de a criançada sair para a rua, saca na mão, para "buscar o folar". Folar que tinha aquele verdadeiro sabor das coisas que se provam raras vezes na vida...
Hoje, tudo é diferente: há folar e amêndoas todo o ano e a Ressurreição de Cristo é um assunto de menor importância.
Resta-nos as recordações da Páscoa de antigamente - mais pobres materialmente, mas muito mais ricas no seu verdadeiro sentido.
Mas o verdadeiro motivo que me levou a fazer este post, era apenas para desejar uma Páscoa Feliz a todos!

Sem comentários: