Neste Blog continua a escrever-se Português de Portugal.

segunda-feira, março 10, 2008

PONTO DE VISTA

José Sócrates tem em mãos um problema de difícil resolução, que emana da recente manifestação dos professores: ou deixa cair a ministra da Educação ou arrisca perder as eleições. Não creio que opte por esta última opção, pelo que acredito que a senhora tem os dias contados no que diz respeito ao exercício das suas actuais funções.
É certo que este primeiro ministro já deu provas da sua surdez à voz do povo, mas à medida que o tempo se encurta, os ouvidos vão-se abrindo, ainda que a custo.
Não seria preocupante este facto se se sentisse a existência de uma oposição com alternativas. Mas, e pelo menos aí louve-se a coerência, é o próprio Luís Filipe Menezes que admite que o PSD não está em condições de ser alternativa.
Muito provavelmente o PSD estará à beira de mais uma rotura na liderança. É certo que Luís Filipe Menezes nunca foi um líder forte, mas alguns militantes do próprio partido cedo se encarregaram de o fragilizar ainda mais; o mesmo acontecera já com Santana Lopes e com Marques Mendes.
Este permanente clima de guerrilha interna, do qual o partido parece não conseguir sair, torna o PSD inoperante e demissionário das suas responsabilidades no panorama político nacional.
Enquanto isso, o governo faz do povo o que quer; se voltar a ganhar as eleições, continuaremos a ter esta política estúpida a lembrar os regimes ditatoriais do eu quero, mando e posso, com prejuízo claro das classes média e média baixa; se o PS perder as próximas legislativas, não se adivinham tempos melhores pelos motivos atrás referidos - a falta de um projecto alternativo, devidamente sustentado e voltado para a recuperação do país sem que sejam sempre os mesmos a pagar a crise, que nunca mais está paga.
E não haverá alguém que nos consiga tirar disto?

2 comentários:

Maria, Simplesmente disse...

Obrigada CR ao seu comentário no meu Longe do Ceu.Na verdade a paisagem do Forte de S. Filipe é uma maravilha, vale a pena uma ida até lá, isto sem propaganda, não me pagam para isso.
Sócrates e a manifestação CR!...
Mas será que mesmo que ele demitisse a ministra tudo voltava a ter um rumo diferente?.
Orgulhosamente sò!...
Negando-se a ouvir aqueles que estão cheios de razão.
Os erros começam por, pois o programa dele está há muito feito. Foi feito muito antes de ser eleito.
Mentem e não têm remorsos.
Cpts
Maria

ms disse...

Hoje tive oportunidade de ler na revista Visão um artigo,em que Manuel Alegre diz, que se o PSD neste momento fosse alternatina o PS perderia as próximas legislativas...cpts