Neste Blog continua a escrever-se Português de Portugal.

quinta-feira, março 06, 2008

FINALMENTE


Depois de muitos e muitos anos de insistência e de o assunto ter sido abordado por diversas vezes em sessões da Assembleia de Freguesia, Canelas vai finalmente ver concretizada uma obra que se impunha há muito: a requalifificação do espaço onde outrora funcionou o mercado e que passará a ser um parque de merendas e lazer.
Situado junto ao Esteiro Velho, o espaço pode ser visto como a porta de entrada para uma demorada visita à zona do Baixo Vouga Lagunar, onde as paisagens são ainda, algumas delas, paradisíacas.
Sem desprimor para o espaço Bioria de Salreu, por aqui facilmente se nota uma maior diversidade de espécies no que diz respeito à fauna e à flora, a justificar um olhar especial e uma classificação semelhante.
Complementando o arranjo desta zona, o Projecto para o início do Esteiro Novo mostra-se também interessante. As alterações e beneficiações a introduzir parecem agradáveis e esteticamente bem enquadradas. Impõe-se, de seguida, a remoção da montanha de entulhos situada entre as duas obras a realizar, para que se obtenha então um espaço digno e convidativo para quem nos visite.
Um pouco mais de ambição justificaria a reparação do caminho até ao dique, tornando assim possíveis uns bons passeios de bicicleta, sem os modernos mp3 nos ouvidos, mas ao som do chilreio cristalino dos pássaros.
Toda esta zona magnífica merece ser desfrutada e vista com outros olhos. A concretização dos dois projectos acima referidos poderão ser determinantes para que isso venha a acontecer.
Por isso aqui fica o agradecimento à CME pela elaboração dos mesmos e o desejo de que, rapidamente, se comece a ver a obra.

2 comentários:

Poeta de Fermelã disse...

Congratulações aos mentores desse projecto embora duvide da rápida exequibilidade do mesmo.

A nova rua de acesso ao apeadeiro está na mesma de semana para semana, o que obriga os moradores de Fermelã a continuarem a ter que se dirigirem pela estrada nacional para ir ao apeadeiro.

Aquela zona merece sem duvida melhor tratamento, tanto pela funcionalidade paraquem mora em Fermelã, como pela beleza natural da mesma, isso é inegável.

cmpts

Maria, Simplesmente disse...

Oxalá consigam o que desejam, pois pelas fotografias que vejo, deve ser um dos paraísos ainda existentes e dignos de se ver.
Não permitam o que estrague a pouca Natureza que já temos, conservem o que têm de belo.
Bom fim de semana
Maria