Neste Blog continua a escrever-se Português de Portugal.

domingo, março 30, 2008

E ADMIRAM-SE?

Nos últimos tempos, a opinião pública tem sido entretida com um vergonhoso incidente ocorrido numa escola, como se o que se lá passou, apanhasse de surpresa todo um país de brandos e exemplares costumes. Não se consegue mesmo perceber onde está a necessidade de passar vezes sem conta aquelas imagens, como se fossem únicas. Não o são e se atentarmos [nesta compilação] feita pelo Expresso, poderão os mais distraídos aperceber-se do que vai por essas salas de aula fora e chegar à conclusão que o que se passou na escola Carolina Michaelis, até não pode ser considerado de tão grande gravidade assim.
À explosão da liberdade ocorrida em 1974 deveria estar associada a responsabilidade que apenas se consegue através do cultivo de valores e não da sua inversão. O que se passa actualmente em muitas salas de aula são claros exemplos de libertinagem, protegida por leis e estatutos em que muitos dos adolescentes e jovens de escudam para se considerarem intocáveis. A anarquia é hoje uma realidade nas mentes de muitos dos nossos estudantes. Porque é moda, porque não há regras e princípios e porque é bonito e parece ser uma forma que encontraram de se impor e de parecer gente crescida e madura. E é daqui que nasce a futura geração de políticos, médicos, advogados, etc,.
A notícia [aqui] acerca da forma de resolver o problema é, no mínimo, ridícula. Em que estaremos a transformar as escolas ao reconhecermos a necessidade de os professores se especializarem na arte de defesa pessoal, para que possam ministrar a sua profissão dentro de uma sala de aula?
Diga-se o que se disser, a mim, parece-me que a reposição de alguma autoridade que foi retirada aos professores, resolveria perfeitamente estes casos de delinquência de meninos mimados, sem educação e que se armam em donos do mundo.

Sem comentários: