Neste Blog continua a escrever-se Português de Portugal.

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

E ALBERGARIA ALI TÃO PERTO

Albergaria é hoje um concelho em franco desenvolvimento, sustentado por uma zona industrial invejável, que cresce de dia para dia e que muito contribui para a fixação de pessoas que, por sua vez, geram comércio e riqueza.
Com um área, população e número de freguesias similares ao concelho de Estarreja, Albergaria cedo soube fazer a aposta no rumo certo com vista ao seu desenvolvimento, e à melhoria da vida dos seus 26000 habitantes, que se estendem por 155,4 Km2, administrativamente divididos em 8 freguesias.
Albergaria tem, para o corrente ano, um Orçamento de 20.502.034,00 euros, enquanto a Câmara de Estarreja prevê arrecadar de receitas mais 50%, ou seja, 30.200.00,00. Sem dúvida uma significativa diferença, pelo que se deveria esperar de Estarreja muito mais. A ver vamos.
A aposta na Zona Industrial, é sem dúvida um importante passo mas que vem já muito tardio, uma vez que muitas das empresas que estão hoje em Albergaria, poderiam aqui ter sido instaladas, se para tal tivessem encontrado condições. No entanto, não basta haver espaço físico devidamente infra-estruturado. O passado diz que é necessária capacidade combativa para negociar e convencer.
Em Albergaria festeja-se actualmente a atribuição que lhe foi feita da estação do TGV. É, sem dúvida alguma, motivo de sobra para festejar, tendo em conta tudo o que a sua construção e localização vai trazer por arrasto.
A comparação entre a vida da cidade (Estarreja) e a da Vila (Albergaria) é para nós inevitável e com resultados à vista.
Há vários anos que por aqui se pretende ver efectivada a ligação entre a freguesia de Canelas e a Zona Industrial de Albergaria, que presentemente se faz por uma caminho de terra batida. O investimento não será nenhum exagero tendo em conta que a via está aberta, faltando apenas a sua pavimentação. Além da valorização da área, esta ligação ao IC2 poderia ser uma porta aberta a novos investimentos no futuro. E é esta forma de pensar no amanhã que faz toda a diferença.

Sem comentários: