Neste Blog continua a escrever-se Português de Portugal.

sábado, fevereiro 23, 2008

COINCIDÊNCIAS

Há coincidências infelizes. E esta então, é disso o exemplo dos exemplos.
Há dias falei aqui da falta de médico na Unidade de Saúde de Canelas, sendo aos utentes dada "guia de marcha" até ao Centro de Saúde de Estarreja. Mesmo com o erro de escrita, o Aviso é claro: "dirigam-se" ao Centro de Saúde de Estarreja! É assim, desta forma e através de um papel colado na porta, que a Administração Regional de Saúde resolve os problemas desta gente.
Também nessa altura referi, que as coisas no CSE pareciam não estar a correr lá muito bem para o lado dos utentes. Ora, ao que julgo saber, aos doentes que daqui vão, apenas lhes são passadas receitas para os medicamentos que habitualmente necessitam. Quanto a consultas... nada!
E a coincidência de que falava no início tem a ver com o facto de, numa altura em que no Posto Médico de Canelas não há quem passe uma receita, a Câmara Municipal anuncia a pretensão de uma farmácia para a freguesia. E outra para Fermelã. Ou seja: até agora, passavam-se aqui as receitas para serem aviadas em Salreu ou Estarreja; no futuro, se o Posto Médico não voltar ao seu normal funcionamento, vai-se ao médico a Salreu ou Estarreja e vêm aviar-se as receitas a Canelas. Afinal, ficamos na mesma!
Efectivamente há muitos anos que se luta por uma farmácia na freguesia, tendo já mesmo existido espaço disponivel para a sua instalação mas que, por força da legislação em vigor, nunca chegou a acontecer.
Chegados aqui e, agora que as regras limitadoras mudaram, é importante dizer que a farmácia só terá razão de existir, se a unidade de saúde continuar a ter médico diariamente. Caso contrário, andamos pr'aqui a atirar terra ao ar para nada. Por isso, o melhor neste momento é canalizar todos os esforços no sentido de assegurar a continuidade e mesmo a melhoria de serviços do Posto Médico, e então depois, falemos na(s) farmácia(s).

1 comentário:

Maria, Simplesmente disse...

Camilo, parece que andam a brincar.
Será que não têm mais para fazer?
Brincam com as pessoas e a sua saúde, o seu tempo, a sua vida?...
Que bela música Camilo!...
Ctps
Maria