Neste Blog continua a escrever-se Português de Portugal.

terça-feira, julho 03, 2007

VI CAMPEONATO EUROPEU DE ORIENTAÇÃO - CAMPEÃO EUROPEU É DE CANELAS!

Chama-se Diogo Miguel. É atleta do Clube de Orientação de Estarreja (ORI-Estarreja) desde tenra idade e aí tem conseguido a conquista de sucessivos troféus nesta interessante modalidade desportiva, no país e no estrangeiro.

No ano passado, integrando a selecção Portuguesa, participara na 5ª edição do Campeonato da Europa de Orientação tendo conseguido um excelente 4º lugar.

Entre 22 e 24 de Junho deste ano esteve em Eger, na Hungria, uma vez mais fazendo parte da equipa Portuguesa, no VI Campeonato da Europa de Jovens.

Partiu com a ambição e a esperança de melhorar o seu tempo do ano passado. Para isso treinara assumida e humildemente. Muitos de nós o vemos frequentemente pelas ruas da aldeia, solitário, camisola suada, passada firme...

No final do mês de Junho deste ano, na Hungria, Diogo fez história ao trazer para Portugal e pela primeira vez na história da modalidade, o título de Campeão Europeu na categoria M18, com o tempo de 13:41.


O feito foi noticiado, direi, quase que envergonhadamente, por alguns órgãos de informação: "atleta do ORI-Estarreja, campeão da Europa..." e por aqui se ficou tudo. Mas o Diogo merece mais - muito mais!

Embora a humildade que tão bem caracteriza este futuro médico lhe assente tão bem, o reconhecimento também lhe é devido pois não é todos os dias que se pode celebrar a conquista de um lugar europeu, seja lá em que modalidade for.

Tenho acompanhado, na medida do possível, uma vez que a informação não é muita, o percurso desportivo deste jovem e constato com mágoa que nas notícias das suas vitórias nunca é referido o nome da sua terra natal. O Diogo Miguel é atleta do ORI-Estarreja mas é desta terra que se chama Canelas, que deve orgulhar-se de ter visto nascer das suas entranhas mais um CAMPEÃO.

(Imagem: Moliceiro.com)






5 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns ao Diogo é um orgulho para nós.
Cpts

alcidesrego disse...

Mesmo sem conhecer o Diogo, sou forçado a dar-lhe os meus parabéns.

Anónimo disse...

Ao alcidesrego:Ainda é teu parente.É filho da Vitória.

Rosa Andrade disse...

Parabéns Diogo
Canelas, Estarreja, e o Distrito de Aveiro orgulha-se de ter entre nós um Campeão Europeu.
Só é pena que modalidades como a tua e como a nossa do Arsenal (corridas de velocidade) não tenham a mesma velocidade que o futebol mas enfim é o País que temos.
Parabéns, e que a tua vida seja um unviverso de sucessos.
Um beijo muito grande da prima
Rosa Andrade

Alcides Vital disse...

Obrigado ao "anónimo" pelo esclarecimento.
Sempre é bom saber de quem falamos.
Mais uma vez, e nunca será demais, parabéns ao Diogo Miguel.

Parabéns também aos pais que deixam com que tudo isto possa acontecer.