Neste Blog continua a escrever-se Português de Portugal.

quinta-feira, julho 26, 2007

NO RESCALDO (JÁ) DO CAMPEONATO


Hoje é dia de pausa na competição. Será também o último dia da permanência entre nós dos atletas e respectivas Comitivas. Provavelmente a pista hoje estará vazia e começa a entrar em nós a saudade daqueles movimentos, das cores e das pessoas que fizeram milhares de quilómetros para estarem em Canelas durante estes cinco dias.
É por demais natural que pelas nossas cabeças se vá já fazendo um balanço final. Desportivamente, parece-me unânime que o êxito foi total. Mas, se quisermos ir um pouco mais longe... fica-nos a sensação de que demos muito pouco em troca do que nos trouxeram.
A estas gentes que vieram da Áustria, Grã-Bertanha, Ucrânia, França, Belgica, Dinamarca, Holanda, Finlandia, Polónia, Alemanha, Suiça, Eslovénia, Hungria, Suécia, Itália, Espanha e Liechetenstein e que nos trouxeram alegria; que fizeram com que as bancadas fossem pequenas para tanta gente e que nos deixaram na memória imagens de momentos inesquecíveis... o que lhes demos nós?
A página do Programa Cultural lá permanece apenas com as Cerimónias de Abertura e de Encerramento...
Mas todos os dias poder-se-ia ter aqui trazido uma colectividade do concelho - e felizmente há tantas - para encerrar o dia desportivo. Qualquer coisa como três quartos de hora de actuação no final das provas, seriam o agradecimento perfeito a todos os que nos propiciaram este magnífico evento. Bandas, Orquestras, Ranchos Folclóricos, Grupos de Samba, etc., etc... Estou certo que nenhum recusaria o convite. Seria esta a atitude mínima que deveríamos ter para com quem veio de tão longe e acaba por ir embora sem conhecer nada, ou quase, da nossa terra e da região.
Esta responsabilidade não pode ser assacada ao Arsenal, envolvido como estava na preparação do Campeonato. Esses homens e mulheres estão de parabéns pois demonstraram claramente estar ao nível dos melhores. Como o está igualmente o povo que acorreu sem receios, numa demonstração clara de apoio como há muito se não via por aqui. E, claro, os atletas que trouxeram a magia, a beleza, a espectacularidade e tudo o mais que os olhos viram mas que é impossível descrever. OBRIGADO A TODOS!

Uma pelo final par ao próximo domingo:


Às 10h00 iniciar-se-á a maratona feminina junto à igreja de Canelas e às 11h30 a masculina. Os atletas e organizadores merecem que estejamos todos presentes, numa manifestação de apoio e ao mesmo tempo de agradecimento pelo que nos trouxeram e pela forma exemplar como tudo decorreu e desejar-lhes que

VOLTEM SEMPRE!






6 comentários:

Anónimo disse...

Foram dias inesquéciveis, parabéns a toda a organização e a todos os que ajudaram para que tudo corresse bem.

Anónimo disse...

Grande sucesso desportivo. Desde recordes que já tinham barbas brancas a mais recentes tudo, ou quase tudo foi batido. Pena foi algumas falhas organizativas, mas quem as não tem? Parabéns ADAC e venha um mundial.

Anónimo disse...

Hoje foi vibrante mesmo de arrepiar,provavelmente Canelas não voltará tão depressa a viver algo semelhante,eram os batedores da PSP,eram carros da Brigada,os motoqueiros de Avanca,esta terra ficou transformada,atrevo-me a dizer que foi um delírio total.
CPTS

Rosa Andrade disse...

Um muito obrigado do fundo do coração a todos que estiveram envolvidos na realização deste Campeonato, sinto um orgulho muito grande, estou muito cansada mas muito feliz.
Obrigado a todos.
Rosa Andrade

Anónimo disse...

Já se sente a saudade destes dias em que todos os caminhos iam ter ao arsenal,estão todos de parabéns.

Anónimo disse...

Canelas continua a dar lições. Estive lá na 4ª feira e hoje e interrogo-me como é que uma freguesia com menos de dois mil habitantes consegue montar e bem uma realização como um campeonato da Europa. Parabéns a todos! Merecem!

Um vizinho do lado norte