Neste Blog continua a escrever-se Português de Portugal.

segunda-feira, julho 23, 2007

AÍ ESTÁ O CAMPEONATO EM FORÇA!

Motivos de ordem profissional não permitiram que pudesse estar presente na tarde/noite de ontem em que decorreu, primeiramente a homenagem aos Sócios Fundadores do Arsenal e o descerramento de uma placa evocativa do momento e lugar do lançamento da primeira pedra para a construção do Complexo Desportivo do Arsenal, e depois a Cerimónia de Abertura do Campeonato Europeu.
Como se esperava, tudo decorreu com a dignidade, empenho e grandiosidade que o momento exigia.
Importante, sem dúvida, a referência aos sócios fundadores do Arsenal. Dessa equipa grandiosa, nem todos se encontram já entre nós, mas todos estiveram lá no momento mais importante: o primeiro. A eles se deve o desbravar do caminho entre o sonho e a realidade. Por isso, nunca é demais esse simples gesto de gratidão em que os tornamos presente nos momentos a que todos eles se orgulhariam de assistir.

A Cerimónia da noite foi, ao que julgo saber, de elevado nível mesmo com condições atmosféricas um pouco adversas.

A entrada dos atletas das 18 selecções, o som dos hinos dos respectivos países - com particular relevo para o Hino Nacional tocado pela Banda Bingre Canelense e acompanhado por um imenso coro - foi um momento sublime, arrepiante mesmo!

Uma nota menos positiva para alguns oradores que, no uso da palavra, parecem envergonhar-se de uma terra que, apesar de pequena, tem dado enormes lições de querer e de abnegação em torno de grandes feitos e que teimaram em calar, como se não existisse., como se tudo se passasse em Estarreja, como se não soubessem que Estarreja é do Antuã para norte... e que Canelas é Canelas!
Mas, claro, os actos ficam com quem os pratica e a voz das bancadas soube repor a verdade...
Afinal o que fica para a história, é que aqui em Canelas se continua a desenrolar um evento de dimensão Internacional, que poderia, deveria e merecia ser inserido num outro contexto sócio-cultural, mas isso são outras histórias...

A MASCOTE



A Mascote do Campeonato é a “VACA”. Uma vaca que é metade de Válega e metade de Canelas (VAlega e CAnelas) – uma simbiose interessante e que, ao mesmo tempo pretende aludir a esta região produtora de uma das suas raças de excelência - a raça marinhoa (muito embora a vaquinha-mascote não seja amarela).
A mascote desloca-se em patins e vai andando pela pista distribuindo guloseimas à criançada...

4 comentários:

rosa andrade disse...

O post está excelente,dizes tudo o que se passou resumidamente, foi excepcional está a ser muito bom,muita,muita gente a ver as provas.tenho a certeza que muitas pessoas desconheciam porque a mascote se chama VACA,tu fizeste um esclarecimento perfeito,e que linda que é esta vaquinha...
Não me canso de te agradecer mais uma vez obrigada.
rosa andrede

Anónimo disse...

Uma direccção que honra os seus antecessores, neste caso os fundadores da associação, é uma direcção de gente grande, de gente que se honra pelos seus actos.
Parabéns!

Anónimo disse...

Também nesse pormenor o Arsenal está a ser uma lição!

Anónimo disse...

Obrigado Associação Desportiva Arsenal de Canelas e toda a sua Direcção.