Neste Blog continua a escrever-se Português de Portugal.

quarta-feira, julho 18, 2007

CAMPEONATO EUROPEU DE PATINAGEM - 3

Porque o momento o justifica, dei comigo a folhear algumas páginas da história do Arsenal. Umas amareladas pelo tempo, outras escurecidas pelo suor com que foram escritas, outras ainda apenas rabiscadas pela inexperiência de mãos trémulas, orque conscientes da grandeza do projecto, das dificuldades e do receio de os ombros não suportarem o peso de tão grande obra. Muitas dessas páginas não foram e nunca serão escritas em papel. Vivem dentro de nós, na memória de muitos, dos que estavam lá nesses momentos. São imagens que gravámos, gestos e atitudes de alegria, de força e determinação.
Há ainda outras de cor doirada onde estão gravadas as conquistas - e são já muitas - com que, com esforço e dedicação, os seus atletas têm sabido honrar a casa que os acolheu e ajudou a desenvolver físicamente.
Passados quase 30 anos o Arsenal aí está de excelente saúde e vigor. Magníficas instalações ao serviço de todos mas, acima de tudo, o Arsenal é gente. Gente que continua a sonhar e se entrega voluntáriamente na continuação deste magnífico projecto.
Em breve o Arsenal vai poder acrescentar uma nova página doirada à sua história. Todos o desejamos e todos acreditamos que assim vai ser.
As corridas em patins chegaram a Canelas há cerca de quinze anos. Quis o acaso que um grupo de miúdos da Escola Padre Donaciano de Abreu Freire, de Estarreja, solicitásse ao Arsenal a cedências das suas instalações para os seus treinos de patinagem.
O Clube da Escola P.e Donaciano acabou por se extinguir mas a semente ficou.
Incentivada e motivada pelo desejo dos atletas da EB P. Donaciano decidiu a direcção à altura apostar na modalidade, e os treinos regulares passaram a ser uma realidade. As corridas em patins "pegaram de estaca", tal o entusiasmo e interesse que era demonstrado pelos praticantes, de tal forma que a 12 de Fevereiro de 1994, na sua primeira participação no Campeonato Nacional, que teve lugar no parque de estacionamento do antigo Estádio da Luz, o Arsenal deixou a sua marca. Diana Santos, Dário Dias e a Joana Macedo patinaram para o 1º, 2º e 3º lugares!
A Diana acabaria por sagrar-se Campeã Nacional da época 1993/1994.
Desde esse momento já 13 anos se passaram. Treze anos de trabalho sério e de sucessivas conquistas.
Pelo meio ficaram entre outras realizações a organização do 1º Torneio Vila de Estarreja em que participaram 96 atletas de todo o país e a participação nos Campeonatos Regionais, Nacionais e diversos Torneios Internacionais, sempre com excelentes resultados.
Nessas páginas, a que me referi no início deste texto, consta também os nomes dos que foram CAMPEÕES e VICE-CAMPEÕES NACIONAIS e REGIONAIS: Diana Santos, Tiago Feiteira, Hugo Martins, Daisy Ferreira, Sandra Veloso, Gonçalo Matos, Joana Macedo, Filipe Salgado, Ricardo Esteves, Tiago Moisés, Filipe Veloso, Germano Seabra, Fernanda Santos, Dário Dias, Luisa Salgado, Rafael Miguel, Ana Melo, Marco Valente, Cláudio Matos, Leila Leiras, Fernanda Santos, Tiago Moisés, Daniela Esteves, Daniela Aguiar, e Joaquim Figueiredo.
Presentemente o Ricardo Esteves, tal como o disse anteriormente, integra a Equipa Nacional. Com ele transporta o anseio e o desejo de todos, e a esperança de uma boa participação. Certamente que não será a vitória ou um lugar no podium, o motivo determinante da sua participação pois, a par do desenvolvimeto físico necessário à competição, o Arsenal pode orgulhar-se de desenvolver valores, de formar civicamente homens e mulheres que, mesmo nos momentos de glória, carregam a serenidade e humildade dos grandes campeões. Hoje, tal como ontem, o Arsenal são os atletas e os atletas são o Arsenal - esta identificação é a sua imagem de marca, que nos orgulha a todos, enquanto cidadãos naturais da freguesia mais pequena do concelho.

2 comentários:

M.S disse...

E foi assim que tudo começou,bastante esclarecedor este post para todos aqueles que não tinham conhecimento de como as corridas em patins chegaram a Canelas mais propriamente ao Arsenal.Todos os dias visito este blog para me sentir mais informada e também na expectativa de saber o programa da abertura,só sabemos que é dia 22 às 21 horas,eu estarei lá na mesma, mas seria bom se tu Camilo nos desses a conhecer o que vai acontecer,talvez procurando imformação junto da organização ou então eles que façam chegar às tuas mãos todo o programa.
Viva o Arsenal viva a freguesia mais pequena do concelho, CANELAS.

Rosa Andrade disse...

Ainda me recordo com saudade do dia em que os atletas Diana, Dário e Joana receberam as primeiras 3 medalhas a representar o Arsenal.
Três crianças uma delas com apenas 5 anos de idade, hoje jovens todos eles bem formados que não se arrependeram jamais de ter perdido o seu tempo no Arsenal de Canelas a praticar desporto.
Essas 3 medalhas foram o início dum futuro da qual todos nós nos orgulhamos através dos campeões que esta modalidade tem dado ao Arsenal.
Vamos todos apoiar a partir do dia 22 esta modalidade através do Campeonato Europeu que nos irá proporcionar momentos inesquecíveis.
Vamos apoiar a Selecção Portuguesa e em especial o Ricardo Esteves que dela faz parte.
Boa sorte para todos
Rosa Andrade